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Dolphin em nova versão 3.5 [+tutorial] [+dicas]


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65 respostas nesse tópico

#1
Maedhros

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Humor Atual: Bitching


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Dolphin é o conhecido emulador das plataformas Wii/Game cube/Triforce. Apesar de precisar de um computador relativamente bom para jogos, o Dolphin se sai muito bem com configurações modestas e com pouco poder de processamento.
O dolphin é capaz de emular com bastante qualidade e com altas resoluções e melhorias gráficas. Rode seu jogo favorito em 1080p com resolução interna de 4X!

Dolphin está disponível em diversos sistemas e conta com a versão de alto desempenho X64. Vejam as plataformas suportadas:

Windows XP 32Bits
Windows Vista 32 Bits
Windows Vista 64 Bits
Windows 7 32 Bits
Windows 7 64 Bits
Windows 8 32 Bits
Windows 8 64 Bits
Mac OSX
Linux



Qual processador é usado para rodar o dolphin?


É recomendável que seu processador seja no mínimo um dual core com instruções SSE2. Dependendo do hardware do seu sistema, pode haver alguns jogos que não rodam completamente fluentemente. Se você quer jogar jogos em plena velocidade certifique-se de ter um CPU bom. É o componente mais importante! Para bons resultados, é recomendável usar o Intel Sandy i5 ou Ivy Bridge CPUs ou superior (i7). Veja a Lista de desempenho:








Desempenho categorizadas por nomes:


Categoria 1: Extremamente rápido
Quando em Overclock (@4.2/4.5Ghx) estes cpus podem executar quase todo o jogo em fullspeed mesmo com áudio LLE. Sem overclock a maioria dos jogos ainda vai correr bem com áudio LLE.

-Intel Core i7 Extreme Edition
-Intel Core i7
-Intel Core i5


Categoria 2: Muito rápido
Estes processadores são apenas um pouco mais lento que o cpus na categoria 1, mas eles não podem ser overclockados.

-Intel Core i3
-Intel Pentium (certifique-se que apenas diz pentium na caixa, e nada mais depois)


Categoria 3: Rápido
Estes processadores são rápidos o suficiente para rodar a maioria dos jogos em fullspeed com áudio HLE, especialmente quando em overclock. Quando overclock eles podem executar como os da categoria 2.

-Intel Core 2 Extreme
-Intel Core 2 Quad (Modelos High End)
-Intel Core 2 Duo (Modelos High End)
-AMD FX-série
-AMD Phenom II
-AMD A10 série
-AMD A8-série
-AMD A6-série


Categoria 4: moderado / rápido
Estão entre moderado e rápido. Mais rápido do que a categoria 5, mas mais lento do que a categoria 3.


-Intel Core 2 Quad (maioria dos modelos)
-Intel Core 2 Duo (modelos Mid/Low End)


Categoria 5: Moderado
Estes cpus executam a maioria dos jogos em fullspeed com áudio HLE se forem muito overclockados. Mas em Stock podem ter ter problemas.


-Intel Pentium Dual-Core (não confundir com o Pentium D, eles são muito diferentes)
-AMD Athlon II
-AMD A4-série
-AMD E2 série



Categoria 6: Lento
Mesmo com overclock pesado esses processadores são simplesmente muito lentos para a maioria dos jogos.


-Intel Core 2 Solo
-Intel Core Duo
-Intel Core Solo
-Intel Pentium EE (Extreme Edition, dual core)
-Intel Pentium D
-Intel Pentium 4 Extreme
-Intel Pentium EE (Extreme Edition, single core)
-Intel Pentium 4
-AMD Phenom
AMD Athlon X2
AMD Athlon 64 FX Dual Core
AMD Athlon 64 FX Núcleo Único
AMD Athlon 64



Categoria 7: não vai executar o aplicativo (você receberá uma mensagem de erro).

-Intel Pentium III
-Intel Pentium II
-Intel Pentium II Overdrive
-Intel Pentium Pro
-Intel Pentium MMX
-Intel Pentium MMX Overdrive
-Intel Pentium (os originais 1993-1997)
-Intel Pentium Overdrive
-Intel família 486
-Intel 386 família
-AMD Athlon MP
-AMD Athlon XP
-AMD Athlon
-AMD Duron
-AMD-K6-III
-AMD-K6-2
-AMD K6-
-AMD K5
-AMD Am5x86
-AMD Am486
-AMD Am386





Preciso de Placa de vídeo? Minha placa aguenta?

Muitas pessoas acham que emulação é só CPU. Em certa parte elas estão certas, porém a GPU ajuda no processamento e melhora a qualidade dos jogos, podendo assim aumentar a resolução nativa e habilitar filtros, tornando a experiencia de jogo melhor. Para saber se sua placa de video aguenta o tranco, foi desenvolvida uma tabela:





Tenha em mente que você deve estar usando IR 1x para 480p, 720p para IR 2x, 3x e IR para a resolução de 1080p, se possível.

1x resolução interna
(.33 MP escala, 1x em cada sentido)

Nvidia Geforce série 6: 6600 GT ou superior
Nvidia Geforce 7 series: 7600 GS ou superior
Nvidia Geforce 8 série: 8500 GT ou superior
Nvidia Geforce série 9: 9400 GT ou superior
Nvidia Geforce série 200: G 210 DDR3 ou superior
Nvidia Geforce 400 series: GT 430 ou superior
Nvidia Geforce 500 series: GT 520 ou superior
ATI série X1000: X1600 Pro ou superior
ATI HD2000 série: 2600 Pro ou superior
ATI HD3000 série: 3470 ou superior
ATI HD4000 série: 4550 ou superior
ATI HD5000 série: 5450 DDR3 5550 ou DDR2 ou superior
AMD série HD6000: 6450 ou superior


Precisa de 12GB / s de largura de banda VRAM. Cada placa que atenda aos requisitos de largura de banda tem pelo menos 64 Gflop / s de poder de processamento e que parece ser mais do que suficiente, provavelmente precisa de menos de 30.

2x resolução interna
(Escala, 1.33MP 2x em cada sentido)


Nvidia Geforce 6 series: 6800 GS ou superior
Nvidia Geforce 7 series: 7800 GS ou superior
Nvidia Geforce 8 série: 8600 GTS ou superior
Nvidia Geforce série 9: 9500 GT GDDR3 ou superior
Nvidia Geforce 200 series: GT 220 DDR3 ou superior
Nvidia Geforce 400 series: GT 430 ou superior
Nvidia Geforce 500 series: GTX 550 Ti ou superior
ATI série X1000: X1800 ou superior
ATI HD2000 série: 2600 XT ou superior
ATI HD3000 série: 3650 GDDR3 ou superior
ATI HD4000 série: 4670 ou superior
ATI HD5000 série: 5550 GDDR3 ou superior
AMD série HD6000: 6450 GDDR5 ou superior


Precisa de 24GB / s de largura de banda VRAM. Parece precisar de cerca de 100 Gflop / s de poder de processamento.





Resolução interna 3x
(Escala, 3.0MP 3x em cada sentido)


Nvidia Geforce série 6: nada, desculpe
Nvidia Geforce série 7: nada, desculpe
Nvidia Geforce 8 série: 8800 GT ou superior
Nvidia Geforce série 9: 9600 GT ou superior
Nvidia Geforce 200 series: GT 240 GDDR5 ou superior
Nvidia Geforce série 400: GTS 450 ou superior
Nvidia Geforce 500 series: GTX 550 Ti ou superior
ATI X1000 série: X1950 XT
ATI HD2000 série: 2900 pro GDDR4 ou superior
ATI HD3000 série: 3870 ou superior
ATI HD4000 série: 4830 ou superior
ATI HD5000 série: 5570 5670 ou GDDR5 GDDR5 ou superior
AMD série HD6000: 6570 GDDR5 ou superior


Precisa 54PT / s de largura de banda VRAM. Parece precisar de cerca de 250 Gflop / s de capacidade de processamento.


Resolução interna 4x
(Escala, 5.33MP 4x em cada sentido)


Nvidia Geforce série 6: nada, desculpe
Nvidia Geforce série 7: nada, desculpe
Nvidia Geforce 8 série: 8800 GTX ou superior
Nvidia Geforce série 9: nada, desculpe
Nvidia Geforce 200 series: GTX 260 ou superior
Nvidia Geforce 400 series: GTX 460 ou superior
Nvidia Geforce 500 series: GTX 550 Ti ou superior
ATI série X1000: nada, desculpe
ATI HD2000 série: 2900 XT
ATI HD3000 série: 3870 GDDR4 edição
ATI HD4000 série: 4870 ou superior
ATI HD5000 série: 5750 ou superior
AMD série HD6000: 6750 ou superior


Precisa de 70GB / s de largura de banda VRAM. Parece precisar de cerca de 500 Gflop / s de capacidade de processamento.



Placas em SLI/Crossfire, Dual GPU, GPUs mobiles, placas de vídeo profissional (Quadro série, etc), GPUs integradas, apus, e placas de video muito antigas não são incluídos por enquanto.

Requisitos Mínimos para D3D9
Independentemente do desempenho aqui são os requisitos mínimos de vídeo apenas para executar o emulador:

Nvidia: Geforce série 6 ou superior
ATI: X1000 Series ou superior
Intel: GMA série 950 ou superior, embora você possa ainda encontrar problemas


Requisitos Mínimos para openGL
Independentemente do desempenho aqui são os requisitos mínimos de vídeo apenas para executar o emulador:


Nvidia: Geforce série 6 ou superior
ATI: HD2000 série ou superior
Intel: GMA série 4500 ou superior, embora você possa ainda encontrar problemas


Nuas Requisitos Mínimos para D3D11
Independentemente do desempenho aqui são os requisitos mínimos de vídeo apenas para executar o emulador:


Nvidia: GeForce série 8 ou superior
ATI: HD2000 série ou superior
Intel: GMA X3500 ou superior série, embora você possa ainda encontrar problemas


Geforce fx tem suporte limitado para d3d9c e OpenGL 2.1 e irá trabalhar com ambos backends, mas apenas alguns jogos serão executados corretamente.



Posso usar o Wiimote no PC? Como faço isso?

SIM! VOCE PODE! Como o Wiimote é um dispositivo Bluetooth, tudo o que voce precisa é de um receptor bluetooh instalado! Sigas as instruções para poder emulá-lo:

- Instale o receptor no PC com os drivers fornecidos pelo fabricante
- Abra o Dolphin na aba Wiimote
- Escolha a opção Real Wiimote
- Abra a parte da bateria do wiimote e aperte o botão 1 e 2 juntos para ligar o wiimote e aperte o botão de sincronização
- no emulador clique em parear


Para poder usar o pointer, será necessário o uso da barra sensora. Voce pode comprar uma versão wireless ou tentar criar a sua propria barra

O wiimote funciona tanto com o nunchuck, com o Classic controller e com o wiimotion Plus!

Novidades da Versão 3.5:





Suporte a BBA no Gamecube: Jogos de Gamecube que suportam a modalidade on-line utilizando BBA Nintendo (ethernet adaptador) agora podem ser jogados on-line no Dolphin. Isso inclui suporte ao modo 8 jogadores de Mario Kart: Double Dash, assim como Phantasy Star Online.

suporte ao microfone do Gamecube: Os seis jogos Gamecube usam um microfone (Mario Party 5/6, por exemplo) Agora voce pode usar o seu sistema configurado para o microfone para obter a entrada de áudio.

Suporte a WBFS: Se você jogou os seus jogos como arquivos WBFS, a fim de jogar em um Wii real, agora você pode usar os mesmos arquivos WBFS no Dolphin. WBFS inclui características tais como compressão de arquivos (para evitar o limite de tamanho de arquivo do FAT32 4GB ).
Substituto livre para o LLE DSP ROMs: DSP LLE normalmente exige que você compile ROMs do seu Wii real. Esta substituição gratuita, por enquanto funciona apenas com alguns jogos de Mario e Zelda, e remove essa exigência.

Suporte ao Wiimote no Mac OS X Lion Mountain: A última versão do Mac OS X traz várias mudanças no Bluetooth, quebrando o suporte Wiimote no Dolphin 3.0. O Dolphin 3.5 suporta Wiimotes reais, incluindo addon MotionPlus, no Mac OS X 10.8.

TAS e melhorias de gravação: modo somente leitura, melhor determinismo, mais verificações para evitar o uso de configurações erradas ou a versão errada de um jogo, como reproduzir um filme ou suporte de gravação do bongo.

FreeBSD suporte: mais teórico do que qualquer outra coisa, mas vale uma nota. Backend OpenGL pode ou não funcionar para você.

Refinamentos de interface do usuário: Nova caixa de configuração do wiimote, melhorias para a classificação lista de jogos, pequenas mudanças para simplificar o uso.

verificação de integridade do disco do Wii: Use Dolphin para verificar se o seu jogos baixados de Wii estão corrompidos.

Melhorias para o recurso de texturas custom: melhor estabilidade, adicionado suporte para mipmaps personalizados, limite de tamanho de textura removido.

Otimizações do shader cache: Redução do sttutering em Red Steel 2 e jogável em FULL FPS.

Uma série de correções de emulação menores: Pre-loading de Texturas implementado , Melhor emulação do FIFO, Correções de audio HLE mais precisos (não serve para jogos de Wii, só para GC, como TOS, Skies of Arcadia, Mario Kart Double Dash, etc..) Mais precisão em excessões DSI / FPU, ...

Voce pode baixar a versão atual aqui: http://dolphin-emu.org/download/

A versão 4.0 será lançada assim que for implementada melhorias no HLE, a ponto de jogar Mario Galaxy e outros jogos em HLE!



#2
Seph

Seph

    Oráculo

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Vou baixar mais pelo emulador de GC, tendo em vista que não tenho bluetooth no meu PC.

#3
Maedhros

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Humor Atual: Bitching

Visualizar PostSeph, em 27 dezembro 2012 - 01:00 , disse:

Vou baixar mais pelo emulador de GC, tendo em vista que não tenho bluetooth no meu PC.
A melhor coisa do dolphin é justamente usar um controle normal ao invés daquela porcaria do Wiimote.

Mario Galaxy, Donkey Kong, New Super Mario, Mario Kart, enfim, todos os jogos ficam muito melhores com um controle de gente, especialmente se for o do X360.

#4
AlexDL

AlexDL

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Visualizar PostMaedhros, em 27 dezembro 2012 - 01:10 , disse:

Visualizar PostSeph, em 27 dezembro 2012 - 01:00 , disse:

Vou baixar mais pelo emulador de GC, tendo em vista que não tenho bluetooth no meu PC.
A melhor coisa do dolphin é justamente usar um controle normal ao invés daquela porcaria do Wiimote.

Mario Galaxy, Donkey Kong, New Super Mario, Mario Kart, enfim, todos os jogos ficam muito melhores com um controle de gente, especialmente se for o do X360.

não sabia que dava pra usar o controle em jogos que usa wiimote, tira um print da config que vc usa para o controle do x360 que vou testar aqui :P

#5
Maedhros

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Visualizar PostAlexDL, em 27 dezembro 2012 - 08:51 , disse:

não sabia que dava pra usar o controle em jogos que usa wiimote, tira um print da config que vc usa para o controle do x360 que vou testar aqui :P
Pra falar a verdade não dá pra tirar um print pq tem muitas config diferentes, da pra configurar wiimote, wiiimote + nunchuk e controle classic e ai vai depender exclusivamente de cada jogo. Tanto que na pagina de mapeamento dos botões tem a opção save e vc configura em função do jogo. Então vai ter algumas diferenças de jogo pra jogo.

Dá pra associar os movimentos do wiimote com um botão, por exemplo, balançar o Wiimote vc pode colocar no RB. Então quando for jogar Mario Galaxy, ou NSMB ou DKCR, ao invés de ficar igual idiota balançando o controle, vc simplesmente aperta RB e pronto. Se por exemplo um jogo que usa só o wiimote dá pra associar movimentos como de cima pra baixo, ou da esquerda pra direita com botões também ou no direcional analógico direito.

Nos jogos que suportam o controle classic é fácil, é só configurar o controle do X360 da mesma maneira, nos outros jogos o básico fica assim (considerando o controle do X360):

Spoiler

Jogando no emulador com controle dá pra perceber o quanto idiota foi esse idéia do Wiimote, os jogos ficam muito melhores sem ele. Não é à toa que a Nintendo abandonou essa desgraça e voltou correndo para os controles normais.

Editado por Maedhros, 27 dezembro 2012 - 10:53 .


#6
Germano

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Muita coisa do que eu teria a dizer sobre o Dolphin ja fiz no chat.
Mas sobre isso do controle, insisto que depende do jogo. Eu particularmente nao preferiria o mouse nao para jogar os Metroid Prime, Conduit, ou qualquer dos shooter on rails, mesmo estando acostumado com o mouse para esse tipo de jogo quando se trata de jogos de PC.

#7
Maedhros

Maedhros

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Pra jogar FPS é só colocar o pointer do Wiimote no segundo analógico do controle, ai fica igual a jogar num console de verdade. Muito melhor.

#8
Germano

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    Anunciando a Era Retro

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Jogar FPS com gamepad e so para quem nunca viu ou se interessou em ver que ate o mouse e uma opcao melhor.

#9
Maedhros

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Humor Atual: Bitching
O problema de jogar com o wiimote é ter que ficar com o braço esticado ou apoiado em algum lugar, no começo é divertido, mas depois de 5 minutos já cansa.

#10
Germano

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    Anunciando a Era Retro

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ficar com o braço esticado cansa mesmo, mas arranjar apoio nunca foi problema para mim

#11
Maedhros

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Mano germano, é horrível ter que jogar curvado pra apoiar o braço na perna ou então jogar apoiado no braço do sofá. Wiimote é um controle que se diz de movimentos, mas que na verdade restringe o seu movimento.

Nada é melhor que o controle normal, pra jogar tranquilo no sofá, na cadeira ou na cama.

#12
Germano

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    Anunciando a Era Retro

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Vou insistir, nunca tive nenhum problema em achar uma posicao confortavel para segurar o wiimote nao importando o movel no qual eu estivesse sentado. E se isso fosse um problema inerente a ergonomia do controle em si, o Wii nao teria sido o sucesso que foi.
Você foi o primeiro, e até o momento único, que eu vi fazer essa queixa.

#13
Maedhros

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Mano germano, o problema não é a ergonomia do controle e sim ter que manter o controle apontado pra tela, além dos movimentos bruscos como balançar toda hora. Pra jogar meia hora de FPS precisa o tempo todo ficar mudando de posição pq o braço não aguenta.

Jogar Zelda TP e Zelda SS é uma desgraça completa por causa disso.

#14
Seph

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Visualizar PostMaedhros, em 27 dezembro 2012 - 12:52 , disse:

O problema de jogar com o wiimote é ter que ficar com o braço esticado ou apoiado em algum lugar, no começo é divertido, mas depois de 5 minutos já cansa.

Nunca joguei FPS com braço esticado, cansaria mto.
Simplesmente movimento um pouco o pulso e já é o suficiente para mirar na tela inteira.

Pelo menos mapeando movimentos simples para botões já vai permitir vários jogos da biblioteca do Wii. São poucos que precisam de movimentos mais complexos e/ou um pointer mto rápido

#15
Maedhros

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Visualizar PostSeph, em 27 dezembro 2012 - 16:03 , disse:

Nunca joguei FPS com braço esticado, cansaria mto.
Simplesmente movimento um pouco o pulso e já é o suficiente para mirar na tela inteira.
Pra fazer isso tem que deixar o cotovelo apoiado na perna ou no sofá, se jogar assim sem apoio cansa rápido.

#16
Seph

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Visualizar PostMaedhros, em 27 dezembro 2012 - 16:15 , disse:

Visualizar PostSeph, em 27 dezembro 2012 - 16:03 , disse:

Nunca joguei FPS com braço esticado, cansaria mto.
Simplesmente movimento um pouco o pulso e já é o suficiente para mirar na tela inteira.
Pra fazer isso tem que deixar o cotovelo apoiado na perna ou no sofá, se jogar assim sem apoio cansa rápido.

Aí concordo, algum apoio para os braços tem que ter. Cadeira, cama, sofá, qualquer coisa.
Mas convenhamos, ninguem joga num controle tradicional de pé também, então é de supor que pelo menos uma cadeira tenha. Mesmo não tendo encosto para o braço, dá para usar a perna.

#17
Harry Luigi

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O esquema do Wiimote foi uma boa ideia mas que na maioria dos casos foi executado de forma ruim. Tem jogo que o Wii Remote faz o diferencial como Wii Sports mas vai parando por aí... Na maioria dos casos a função serviu apenas para "trocar" o apertar de botões e realmente perde um pouco o sentido a ponto de como o Maedhros falou, ser perfeitamente emulado para um controle convencional e ainda ficar melhor.

Não acho que a Nintendo errou com o Wii, até porque novas ideias são sempre bem vindas, mas tem que se reconhecer quando a coisa não saiu com aquela magia que todos esperavam. Espero que as empresas não abandonem este tipo de jogabilidade mas que vá com mais calma sem comprometer a experiencia tradicional hardcore. A Nintendo parece ter entendido para fazer o Wii U um pouco mais voltado ao estilo antigo embora ainda incorporando as inovações do Wii.

#18
Germano

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Ha casos de jogos que ficaram ruims com wiimote, como Metal Slugh Anthology e Zelda TP; jogos que ficaram aceitaveis - ou seja nao ficaram ruins de jogar mas o wiimote tambem nao se provou uma grande vantagem, como os Mario Galaxy e Paper Mario; e jogos para os quais o controle caiu como uma luva, como Okami, os Metroid Prime, e todos os shooter on rails.
Nao sei, talvez eu tenha jogado no Wii so os jogos que realmente valia a pena jogar na plataforma, mas fico com a impressao que a maioria cai no ultimo caso.

#19
Maedhros

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Visualizar PostGermano, em 28 dezembro 2012 - 07:13 , disse:

Ha casos de jogos que ficaram ruims com wiimote, como Metal Slugh Anthology e Zelda TP; jogos que ficaram aceitaveis - ou seja nao ficaram ruins de jogar mas o wiimote tambem nao se provou uma grande vantagem, como os Mario Galaxy e Paper Mario; e jogos para os quais o controle caiu como uma luva, como Okami, os Metroid Prime, e todos os shooter on rails.
Nao sei, talvez eu tenha jogado no Wii so os jogos que realmente valia a pena jogar na plataforma, mas fico com a impressao que a maioria cai no ultimo caso.
O Wiimote só é útil em jogos que precisam do pointer, como FPS, de resto não serve pra nada. É pura enganação ter que balançar o controle só pra fazer a função que um simples botão faz e chamar isso de controle de movimento.

#20
Germano

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Humor Atual: Balanced
Concordo, mas jogos que utilizam bem exatamente a funcao pointer nao faltam. Ja em outras plataformas onde uma boa implementacao dessa funcao seria necessaria, ela nem existe nem mesmo na forma de algo basico e conhecidissimo como um mouse. Pois novamente, jogar FPS com um gamepad tira boa parte da imersão, para nao falar em conforto ou em precisao.
Claro que ha gente que, graças a pratica, joga muito bem FPS usando um gamepad. Assim como tem gente que, com pratica, consegue fazer malabarismo com 10 bolas. :)




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